terça-feira, 29 de junho de 2010
Serviço de pré-agendamento sai do ar hoje. Veja uma boa alternativa
No Livro Twitter, Chiclete & Camisinha, faço a recomendação do serviço do Futuretweets para quem deseja pré-agendar seus tweets.
Além de simples e intuituiva, a interface funciona de uma maneira prática.
Serve para você manter a ação de soprar a twitbola mesmo quando não está on-line. Isso pode acontecer durante um período de férias ou até em um feriado.
É interessante também quando você tem muita coisa a dizer, mas não quer twittá-las todas na mesma hora. Acabou de ler um livro fantástico, por exemplo, e colecionou umas 30 boas frases que lhe chamaram a atenção. Só aí você já tem tweet para um mês!
Acontece que o Futuretweets vai dar uma parada amanhã, por um período indeterminado. Segundo um aviso colocado na página, esse tempo será usado para manutenção e para se adequar às novas regras do Twitter, que está abandonando os velhos processos de autenticação das velhas APIs, em favor do oAuth.
Vamos torcer para o serviço voltar logo. E que ele consiga um modelo de negócio para se monetizar. Pelo que se observa, parece que tem sido basicamente a captação de anúncios.
No tempo que o Futuretweets ficar fora do ar, você pode experimentar um outro serviço legal. Minha dica é para Tweet-U-Later. Tem muitos recursos e uma interface até mais moderna. Experimente e me diga.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Em Sampa, rola o Social Media Brasil.
No Teatro Frei Caneca, acontece hoje em São Paulo o Social Media Brasil.
O encontro começou com dificuldades de conexão. Mas os participantes torcem para que esse problema técnico seja resolvido durante a tarde.
Amanhã, mesmo com o jogo do Brasil, o evento continua.
Veja a programação completa aqui
Onde comprar on-line
Seguem os endereços de sites mais conhecidos:
segunda-feira, 21 de junho de 2010
GANHAMOS A COPA DO TWITTER: O que está por trás do 'Cala boca Tadeu Schmidt'
Amigos e amigas desta twittaria tupiniquim! Inicialmente, bons invernos para todos vocês.
Muita gente me pediu para comentar o fenômeno dos "cala-bocas". Alguns analistas de plantão já bloguearam por aí algumas coisas, mas gostaria de dar meu humilde ponto de vista.
Tratarei de nuances para as quais eles não atentaram (ou não quiseram atentar).
Com todo respeito, discordo de análises apressadas como a do colunista do IG Flávio Gomes. Nada contra seu estilo desbocado (afinal questão de bom gosto não se discute: uns têm e outros, não).
Vamos direto ao ponto: o colunista xinga a revista Veja por dar a capa para o tema "CALA BOCA GALVÃO" e apenas meia página para José Saramago, cuja notícia do falecimento aconteceu na sexta.
A revista Veja acertou sim ao escolher o tema de capa. O referido colunista é jornalista ou jornaleiro? Não se lembra como se fecha uma revista? Para ser distribuída em todo país, a Veja tem seu fechamento pesado na quarta.
Na sexta, a maioria da edição já concluída. A morte do maior escritor em língua portuguesa não podia passar em branco e, com certeza, os editores tiveram de trabalhar rápido e "derrubar" algumas páginas já editadas.
Parece irônico, que tudo tenha acontecido dessa maneira. Mas, dizem os cabalistas, a ironia é uma figura de linguagem divina.
Flávio Gomes batiza seu artigo de "Era do Grunhido", citando uma frase infeliz do mais saramaguianos dos josés. Comento esse particular no livro recém-lançado Twitter, Chiclete &Camisinha: Como Construir Relacionamentos e Negócios Lucrativos nas Redes Sociais.
Reproduzo a frase boba de Saramago, para facilitar a vida de meus leitores e diminuir um pouco a audiência do Google: “Nem sequer é para mim uma tentação de neófito. Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido” (sic)
Ou seja: o mais famoso dos josés nem se deu ao luxo de experimentar. Depois dessa, até pensei em doar minha coleção de livros do "mago sara" para uma instituição de caridade. Mas compreendi e voltei a ser fã dele, pois ninguém é perfeito, dando-me a liberdade para discordar veemente de sua ignorância twitteira.
Na verdade, Saramago não teve tempo de degustar o Twitter. Não podemos nos esquecer que o Twitter foi lançado em 2006 e só começou a ganhar espaço na mídia mesmo em 2007.
Nesse ano, o grande escritor já estava com sua saúde debilitada e escrevia a muito custo A Viagem do Elefante. É claro, fazendo a retrospectiva dos fatos, que sua esposa, Pilar del Río, omitiu informações sobre a leucemia que o consumia. Ele até deixou de publicar seu blog naquele período.
OS CALA-BOCAS
Os editores de Veja, diante do imponderável que é o dia-a-dia jornalístico, optaram pela repercussão planetária inédita de um fenômeno ainda pouco compreendido: a força do Twitter. Acertaram em cheio. O assunto não podia passar em branco.
Outro dia, no Facebook, minha colega Leda Beck fazia críticas ao Twitter: "Não sou contra o Twitter. Mas sou contra o empobrecimento geral da capacidade de pensar das pessoas - e o Twitter é parte desse processo, inevitável e inexorável, reconheço..."
Não vou dizer que a Leda pisou no tomate, pois nem sei se ela gosta ainda desses artigos naturais, mas acho que ela está redondamente errada (tão redonda quanto possa ser uma melancia).
O Twitter é uma fabulosa ferramenta de síntese. As linguagens são regidas por uma economia peculiar. A Semiótica mostra que, quando há termos em excesso, a própria linguagem tem mecanismos para reduzir, abreviar, cortar e editar a verborragia. O que pode ser dito em 140 caracteres não precisa ser dito em 1400.
Tentei explicar para Leda que o título que damos a uma obra é um fenômeno "twitteiro". “Cândido” para o calhamaço de Voltaire. “Ilíada” para o versos homéricos. “Bíblia” para os 66 livros do cânone.
A vida – e a linguagem – tem variados exemplos de fenômenos “twitteiros”. Os apelidos, por exemplo. E mais: as siglas, as interjeições, os suspiros, as frases significativas.
Já notou que as coisas realmente importantes e significativas são faladas em poucos caracteres? "Ganhamos!" "Eu te amo" "Corra!" "Me ajude" "SOS" “Gol!” etc etc etc.
O fenômeno do cala-boca mostra, antes de tudo, uma hegemonia brasileira. Podemos até não ganhar a Copa na África do Sul (que o Dunga nos ouça e se cuide!). Mas já ganhamos a Copa no Twitter.
Os brasileiros mostraram ao mundo que não estão brincadeira no Twitter. Ou melhor, estão até para isso (se o caso é "brincar de ser sério e levar a sério a brincadeira", como diria Rita Lee).
O número de Retwittes para chegar “top parade” dos Trends Topics mundiais não é para qualquer país não. Twitteiros tupiniquins mostramos que somos fortes em redes sociais.
O Twitter é a segunda maior rede social do mundo e nossa twittaria é a mais atuante (apesar de numericamente estarmos em segundo lugar).
E já nos tornamos bicampeões: o cala-boca de ontem (CALA BOCA TADEU SCHMIDT) confirmou essa posição. Agimos como rede social, temos líderes formadores de opinião e capazes de puxar o samba-enredo ganhador na avenida da twittaria mundial.
Tudo isso com muito humor, sedução, malandragem e dribre. Afinal, somos brasileiros!
Que tal agora, twittaria tupiniquim, tentarmos o tri?! Só de tiração de sarro poderíamos lançar um CALA BOCA DERCY!
Os estrangeiros iam perguntar "what is Dercy?". E a gente explicaria: "É uma ave rara de plumagem vermelha em perigo de extinção que voou para a Patagônia e não deu mais o ar da graça".
Os fãs da Dercy vão adorar! E, como bom brasileiro, também Deus (que a tenha em sua eterna rebeldia!)
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Veja também o e-book transmídia interativo "Twitter, Chiclete & Camisinha"
Uma pesquisa com amigos e amigas do Twitter mostrou que 76% das pessoas fariam o download de um e-book com os temas tratados em TWITTER, CHICLETE & CAMISINHA.
Essa informação me incentivou a produzir um material especial para esse público. Para que essa iniciativa se tornasse possível, estudamos a possibilidade. Fomos em busca de patrocinadores e apoiadores.
O resultado é um material muito legal. Estamos na reta final de produção. Dentro em breve, vocês poderão fazer o download.
O conteúdo foi preparado para ser lido em computador. Contém assuntos tratados na edição de papel, mas traz as informações em outros formatos: vídeos, áudios, apresentações, blogs, etc.
O e-book sairá gratuito para você. No entanto, foi feito com muito suor por mim e pela equipe. Para que se torne viável o projeto, peço que você divulguem para seus amigos e seguidores. Só assim poderemos dar um retorno aos patrocinadores.
Compre o livro com descontos nas livrarias abaixo:
Compre o livro com descontos nas livrarias abaixo:
Livraria Cultura -entrega em 1 dia (dependendo da região)
domingo, 6 de junho de 2010
GANHE O LIVRO QUE ESTÁ MUDANDO A MANEIRA DE TWITTAR
@tagilramos e @novateceditora estão promovendo o sorteio de exemplares do livro “TWITTER,CHICLETE&CAMISINHA: Como Construir Relacionamentos e Negócios Lucrativos em Redes Sociais”.
O primeiro sorteio aconteceu na sexta-feira (dia 4 de junho). O próximo será no dia 11 de junho.
REGULAMENTO:
Para concorrer ao sorteio do dia 11 de junho:
1- Retwitte a mensagem com #TwitterChicleteCamisinha e o link deste regulamento (http://bit.ly/chicletecamisinha)
O sorteio será feito dentro do universo dos RTs. Assim, quanto mais você retwittar, mais chances terá de ganhar.
O livro será entregue por correio no local que você designar sem nenhum custo. As informações serão pedidas por DM (daí a necessidade de você dar follow nos perfis designados).
PS: O retweets feitos antes do dia 3 de junho às 16h04 não estão incluídos no universo do sorteio de 11 de junho. Portanto, retwitte novamente para seu post aparecer na lista.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Breve entrevista com a ganhadora do livro que está mudando o jeito de twittar
Na quinta-feira, ficou entre os três nomes sorteados. Na sexta, recebeu a notícia de que era a ganhadora.
Ela respondeu:
Maranhense, Rosana mora na cidade de Imperatriz, a uns 600 quilômetros da capital, a bela e histórica São Luís.
A seguir, uma breve entrevista com essa "pedagoga linda" (ela se identifica assim no seu perfil e a gente concorda inteiramente):
*TOR*
Seu perfil mostra q vc é uma twitteira bem ativa (com + 25 mil tweets). O que interessou vc no livro?
ROSANA
Me interessei pelo tema. Achei muito interessante e quero descobrir o que tem nestas páginas.
Imperatriz aderiu mesmo ao Twitter?
A maioria das pessoas que busca informação aderiu.
Vc se formou em pedagogia. Trabalha na área? O que é ensinar para vc?
Sou pedagoga, trabalho com educação infantil. Ensinar pra mim é transmitir conhecimentos para que se alcance o sucesso.
E isto aí. Parabéns, Rosana. Obrigado por sua participação. Boa leitura! E que você tenha cada vez mais amigas e amigos no Twitter. Você realmente merece! Bjs twitteiros!
Para ver o Regulamento para o sorteio, clique AQUI .
Assinar:
Postagens (Atom)