Veja o gráfico abaixo e prossiga na leitura da matéria.
O gráfico não nos deixa mentir. Em julho do ano passado, eram enviadas diariamente 225 bilhões daquelas odiosas propagandas coloridas. Algumas vendendo a última erva emagrecedora descoberta no Peru. Outras, o revolucionário smartphone xing-ling que frita ovo e descasca banana.
Pois bem. Um ano depois, muita coisa mudou. As caixas postais ainda recebem todo dia 185 bilhões dessa chatice odiosa. Mas, sejamos positivos: foi uma queda de cerca de 82%. Nada mal, hein?
A pergunta é: o que causou essa queda. Os cientistas (existe esta raça em redes sociais?) dizem que foi por causa da soluções preventivas, aplicações e adesão dos provedores de acesso. Quebraram as pernas de muitas redes de spam por aí.
Em minha humilde opinião, há também outros fatores: 1- A queda de importância do próprio e-mail. Hoje, com a explosiva popularidade das redes sociais, muita gente deixou de ficar clicando nos e-mails. Sem retorno para suas ações, os spammers estão procurando outros meios. 2 – O ruim de tudo isso é que os spammers estão descobrindo como torpedear algumas das redes. Mas, por serem ambientes mais controláveis, a ação dura pouco tempo e suas contas são canceladas mais rapidamente. O Twitter e o Facebook, por exemplo, têm mecanismos para coibir esse tipo de ação.
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