paginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Busca Social: este bicho vai pegar


É claro que as publicações de papel não acordaram para o assunto. Ou talvez se liguem depois de lerem artigos como este. Mas a chamada Busca Social é o próximo grande negócio que vai rolar na Web (seja ela 2.0 ou 3.0).

Veja quem tem olhos para ver. A indicação veio do próprio gigante de busca. O Google, depois de uma série de tentativas frustradas (tipo o Google Me e o Google +1), quer agora que a “Busca Social” faça parte do coração de suas aplicações.

Se alguém está pensando em algum ataque cardíaco, acertou. O Google quer evitar uma síncope em seu negócio principal daqui a alguns anos. Sim, pois se ele não tornar sua busca mais social, algum aventureiro o fará.

Um site chamado Search Team lançou neste mês um mecanismo de busca que tem essa intenção. É uma aplicação ainda de teste (e quem não é beta, neste mundo em transformações?). Obviamente o produto ainda tem muito a se desenvolver, mas já mostra o que pode render uma Busca Social.

Mas o que é exatamente uma aplicação de Busca Social? Vou tentar dar uma ideia por meio de um exemplo. Imagine que você quer comprar um livro sobre fotografia. Não seria legal saber o que pensam sobre o assunto as pessoas das redes sociais de que você participa? Um mecanismo de busca social ia fazer isso automaticamente e mostrar para você de um jeito fácil e amigável.

Para começar a entender melhor sobre o assunto, assista ao vídeo abaixo. Se quiser começar a experimentar a Busca Social, vou convidar você a participar do Search Team. Seja um dos primeiros a entrar na nova onda http://bit.ly/g49BFJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário